Oncidium ottonis
Família: Orchidaceae
Género: Oncidium
Oncidium ottonis é uma espécie sulina brasileira que vegeta em locais de pouca luminosidade. Pseudobulbos de 4 centímetros de altura, com duas folhas oblongas e estreitas de 15 centímetros de comprimento e cor verde claro. Inflorescências formando racimos pendentes, com até dez flores. Flor de 3 centímetros de diâmetro, de cor amarelo limão brilhante. Labelo grande e rombudo. Nas suas pétalas dorsais aparecem estrias longitudinais, quase pretas.
Muitos consideram O. ottonis e O. concolor como sendo sinônimos, outros autores consideram como espécies diferentes. Hoehne diz na "Iconografia de Orquidáceas brasileiras" que as flores do O. ottonis seriam maiores, mais numerosas e suas pétalas e sépalas possuiriam estrias longitudinais. Karlheinz Senghas também assim considerou em sua revisão do gênero. , embora tenham o mesmo hábito vegetativo, flores semelhantes e o habitat das duas espécies seja o mesmo, existem algumas diferenças sensíveis entre as duas: o formato das flores, a presença de estrias marron-avermelhadas nas sépalas e pétalas e a existência de um calo acessório lateralmente a cada uma das duas quilhas do disco do labelo.
Independentemente do colorido, esta seria uma diferença que justificaria considerá-las como espécies independentes. O calo do O. concolor é como se fossem duas quilhas, no O. ottonis tem como se fossem duas barras para o lado.
Normalmente, o pessoal muito prático dos orquidários, diz que a parte de fora das sépalas do O. ottonis tem umas pintas vermelhas.
Carlos Eduardo não considera a diferença de colorido como determinante mas, para ele, é uma espécie válida por causa desta diferença de calosidade, que é bem característica.
Discrimina-se muitas espécies pela diferença na calosidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário