Frailea pygmaea




Espécie: Frailea pygmaea
Família: Cactaceae

Menor cacto encontrado na cidade, até seu nome pygmaea que deriva do latim e significa anão devido ao seu pequeno tamanho, tem forma globular achatado no ápice e com 1-3 cm de diâmetro.
Espinhos são finos curtos, cerdosos de 1-4 mm de comprimento, em linha reta ou ligeralmente curvada.
As flores surgem da coroa de um broto muito peludo, muitas vezes cleistógamas de 2- 3 cm de diâmetro, de pétalas de cor amarelo pálido. Mas não fique desapontado quando facilmente surgir os frutos sem ter visto flores pois são cleistógamas sentido de que suas flores produzem sementes sem sequer abrir. Sem a necessidade de polinização , portanto os botões raramente alcançam plena floração e permanecem fechadas. Eles vão abrir somente em dias de grande calor e com grande luminosidade solar.
Fruta em forma de pêra 1,5 cm de altura e 1 cm de diâmetro, com cabelos curtos. A parte da fruta é grossa e membranosa, frágil e que ao abrir libera as sementes que são prontamente colhidas pelas formigas.
Possui uma característica bem interessante é que em épocas de secas a planta se retrai completamente debaixo da terra, isso pode acontecer também na sua cultura
Esta planta possui um pequeno período de vida comparado com os demais cactos, pois dificilmente passa dos 15 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário