Barbosella




Barbosella é um gênero de orquídeas com espécies bem pequenas e epífitas de crescimento rastejante que possui cerca de 20 espécies, difundido a partir da América Central ao Sul do Brasil.
O nome do gênero é uma homenagem a Barbosa Rodrigues, conhecido botânico Brasileiro.
As folhas são pequenas e espatuladas, com em média 1 centímetro de largura e 3 de comprimento de cor verde claro e que aparecem em longo e fino rizoma. E têm apenas uma flor com labelo móvel, por inflorescência, esta emerge da base do pseudobulbo.
É encontrada em ambientes úmidos e com pouca luz e também com pouco movimento de ar
São plantas bem pequenas, aliadas aos Pleurothallis e Restrepias, que crescem em temperaturas intermediárias. Diferem dos Pleurothallis por terem 4 políneas em vez de duas.




Quando poder postarei as fotos das flores e nome dessa espécie.

3 comentários:

  1. oi
    as folhas delas parecem gordinhas, como as das suculentas, fiquei curiosa para ver as flores.

    Por aqui chove sem parar e está muito frio, reparei que estás na Amazonia agora, sabes que tenho vontade de conhecer outros lugares, ver as plantas e flores que tem por aí.
    Mas enquanto isso vou conhecendo tudo que posso através dos blogs e assim viajo virtualmente e conheço as plantas e lugares que nem imaginava existirem.
    obrigada por compartilhar tantas coisas sobre as plantas.

    beijinho

    Rosan

    ResponderExcluir
  2. é realmente as folhas são bem gordinhas, mas isso é bem comum nas orquídeas, pois as folhas assim como nas suculentas serve para armazenar água.
    sim estou em manaus, hoje atarde se fizer um tempo bom, vou fazer turismo de barco no rio negro, e admirar esta floresta exuberante, abraço e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Ja vi essa espécie na revista, e não aconhesso na natureza, mas fiquei curiosa. Obrigada, Abraços

    ResponderExcluir